A importância da WEB 2.0

Web 2.0 é um termo cunhado em 2004 pela empresa americana O´Reilly Media, uma agência de marketing, para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma web, ou seja na Internet, fazendo-se uma rede de comunicação.

A WEB 2.0 é realmente o grande divisor de águas antes e depois.

Não saber este conceito é estar no século passado, pois ele envolve 2 áreas que se complementam: - marketing de relacionamento e todas suas derivações, principalmente na internet, e - conteúdo.

Atualmente, são as ferramentas de vendas mais importante que uma empresa, imobiliária, clínica ou loja, pode ter para manter e conquistar clientes., seja ela pequena, média ou grande.

A propaganda como conhecemos está mudando drasticamente, de maneira imperceptível. Seu custo é muito alto comparada com o investimento nas ferramentas da Internet.

Associado a estes modernos conceitos de marketing está um dos conceitos mais importantes da Internet, que é o conteúdo.

Conteúdo é o rei.

Com ele se consegue fazer marketing de relacionamento, pois o visitante fica informado, recebe orientações ou mesmo faz cursos ou lê um tutorial como este. Quanto mais conhecimento o representante de vendas tiver sobre um nicho de mercado e sobre o potencial cliente, mais fácil fica a venda, pois o cliente percebe facilmente o diferencial entre o vendedor A e o vendedor B.

Claro que o visual também é imporante, mas o conteúdo, que via de regra no Brasil, todos esquecem é o mais importante. Quando você visita sites das empresas americanas, percebe isso facilmente.

A falta de conteúdo nos websites, é uma das razões do pouco uso da Internet para atividades comerciais no Brasil.

Embora o termo WEB 2.0 tenha uma conotação de uma nova versão para a Internet, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.

Assim , o termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web.

É o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.

A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "a segunda geração".

Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

A gigante Microsoft foi uma das primeiras empresas a explorar a tecnologia.

A grande ferramenta que marca a era da WEB 2.0 foi a criação pelo Google do site de relacionamentos ORKUT.

Posteriormente, o Google criou serviços como o MAPAS ON LINE e outros, principalmente, o mais recente e mais importante de suas ferramentas para os criadores de sites, que são os BLOGs que é a plataforma onde você esta lendo este texto.

De baixo custo para publicação na web disponível para milhões de usuários, os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente.

Por exemplo, misturar um site de mapas on-line com um serviço de anúncios de imóveis para apresentar um recurso unificado de localização de casas que estão à venda com RSS (Abreviação de Really Simple Syndication - Distribuição Realmente Simples), é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull" -com as quais o usuário da web solicita as informações que deseja e tecnologias "push" - com as quais informações são enviadas a um usuário automaticamente.

O visitante de um site que funcione com RSS pode solicitar que as atualizações lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed").

O presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, classificou o sistema RSS como uma tecnologia essencial e determinou que fosse incluída no software produzido por seu grupo Tagging (rotulação).

O efeito colaborativo de muitos milhares de usuários é um dos pontos centrais de sites. Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso.

Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão se tornando uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto.

Para facilitar o entendimento do termo com uma visão brasileira, veja a definição de algumas pessoas envolvidas na web brasileira. Como são eles que constroem nossa Web 2.0, sua visão é essencial para uma resposta.

“Melhor aproveitamento da inteligência coletiva e do poder de processamento da máquina cliente. Poder às pessoas.”Marco Gomes - co-criador do Boo-box;

“A Web 2.0 representa a transição para um novo paradigma onde a colaboração ganha força suficiente para concorrer com os meios tradicionais de geração de conteúdo.”Renato Shirakashi - criador do Rec6

“Mudança ocorrida na vida dos usuários que com a banda larga passam mais tempo on-line e exercem massivamente o potencial interativo da Internet.”Carlos Nepomuceno - autor do livro Conhecimento em Rede;

“Web 2.0 é um novo paradigma na utilização e criação de web sites mais participativos e colaborativos.”Fabio Seixas - criador do Camiseteria;

“Web 2.0 é o momento em que o mercado, por força dos usuários, voltou a dar importância para web depois do estouro da bolha.”Paulo Rodrigo Teixeira - criador do 0BR;

“Web 2.0 é o termo usado para identificar uma nova forma de navegar pela internet e, conseqüentemente, de desenvolver aplicações orientadas à esta nova geração de internautas.”Diego Polo - criador do linkk;

“Web 2.0 é como chamamos, depois de uma profunda análise histórica da web, um conjunto de práticas que ao longo dos anos provaram dar resultado.”Gilberto Jr - criador do Outrolado;

“A Web 2.0 aponta para uma mídia popular, independente de grandes corporações, recriada pelos seus próprios usuários.”Frederick van Amstel - é mestrando em Tecnologia pela UTFPR e edita o blog Usabilidoido;

“O registro dos fluxos de conversação entre usuários e o registro destes fluxos ao redor de aplicações.”Mauro Amaral - editor do CarreiraSolo.org;

“Ajax, redes sociais, CGM: as definições mais comuns pra Web 2.0, ou um jeito para se voltar a falar de internet? Para mim nada mudou, tudo evoluiu.”Michel Lent - sócio-diretor da 10 Minutos;

“Web 2.0 é buzzword, é fato que a internet está sofrendo transformações, mas precisamos rotulá-la para que essas mudanças tenham validade? Pra maioria da população mundial, que ainda está offline, essa é a Web 1.0.”Edney Souza - editor do blog Interney;

“Sinaliza uma fase na web onde se pratica a liberdade de falar e serouvido. É uma consequência natural do desenvolvimento da internet.”Vicente Tardin - editor do Webinsider;

“Web 2.0 usa a web como plataforma de socialização e interação entre usuários graças ao compartilhamento e criação conjunta de conteúdo.”Guilherme Felitti - repórter do IDG Now! e mestrando em Web 2.0;

“Na web 2.0 não somos mais nômades caçadores-coletores: temos nome, plantamos conteúdo, colhemos conhecimento e criamos novos mundos.”Rene de Paula Jr - projetos especiais, Yahoo! Brasil e editor do blog Roda e Avisa;

“Alguém ouviu falar em TV 2.0 quando as transmissões passaram a ser coloridas ou via satélite?”Marcelo Sant’Iago - presidente do Conselho Consultivo do IAB Brasil e mantém o blog Poucas e Boas.