Marketing, Conceitos, Tipos & Evolução

A palavra market em inglês, significa mercado, ou seja o local onde compradores e vendedores se encontram. Marketing indica portanto as atividades de comprar e vender conjugadas.

O marketing dá suporte as vendas, antes e depois deste ato.

As atividades de marketing começam muito antes da venda, como por exemplo fazendo-se pesquisas de mercado, estudos de embalagem e precificação, publicidade e ações de atração de clientes como e-mail marketing.

Os importantes conceitos de marketing de relacionamento também começam antes das vendas e perpetuam-se com ações de pós-vendas e fidelização de clientes.

O atendimento das reclamações é outra parte importante.

Ignorá-las, ou não solucioná-las, cada vez mais significam não só reclamações no Procon além de ações judiciais contra a empresa, mas agora com a facilidade de se montar sites ou blogs, gratuitos, na Internet que viram centros de divulgação sobre mau antendimento, anti marketing ou ainda marketing negativo.

No case Herbalife aqui colocado um ex-cliente abriu um blog onde colocou várias informações que depõe contra, causando um estrago enorme em sua reputação. O mesmo acontece com a Brasil Telecom e outras empresas, muitas campeãs de reclamação como pode ser verificado no site www.ReclameAqui.com.br

O marketing está em permanente evolução, pois a partir dele existem vários outros tipos de marketing, cada um focando um tipo de ação, desde marketing de nichos ou segmentação, até marketing de permissão, emocional e muitos outros.

O alcance do marketing é tão grande, que além de alcançar as atividades de franquias, agora existe por tipo categofia de empresas, como é o Marketing para Varejo, Marketing na Saúde, Marketing na Internet e outros.

ALém disso, existe agora por empresa como o Google Marketing, WordPress Marketing e outros em formação, pois existem vários livros que foram ou estão sendo publicados sobre cada nicho de mercado ou empresa.

Outro fator de suma importância é o ROI que em ingîês significa Return On Investment, ou seja Retorno sobre o Investimento, no caso publicitário sou sobre marketing.

Na mídia convencional, era muito difícil saber o retorno sobre um investimento publicitário.

Com as novas ferramentas eletrônicas na Internet, evolui-se muito, de uma forma impressionante, como nunca antes visto.

Uma home page ou web site bem feitos, tem mecanismos que contam o número de visitantes, tempo e quantas vezes visitou uma determinada página. Hoje já existem na Internet empresas especializadas em contagem.

Pode se saber com facilidade onde ele está situado e o número de identificação de seu micro computador que é identificado através de código chamado IP.

Além disso, na Internet existe outra ferramenta sobre estas estatísticas que se chama Analytics, que fornecem todas as informações reunidas num local só. O Google e o WordPress, tem excelentes instrumentos deste tipo de medição.

Assim, mesmo uma publicidade feita na TV, rádio, jornal ou numa revista, se dirigirem seu publico alvo para a Internet ou para o Telefone Celular, podem ser medidos com absoluta precisão.

A sofisticação chegou a tal ponto, que se usa técnicas de marketing por palavras, conhecidas por etiquetas ou tags. São as palavras que o programador de um site tem que colocar na construção de uma hoem page, para que ela seja reconhecido rapidamente pela máquina de busca, sob pena do site não ser achado sem a digitação do nome específico de uma empresa.

Em outras palavras. O internauta não sabendo o nome de uma empresa, ao digitar a palavras: vestido, moda, roupa, verão, sol, deveria rapidamente ser apresentado ao rol de empresas que as colocaram dentro de sua programação HTML, que é uma das linguagens de sua estruturação interna.

No Brasil as últimas novidades são o marketing digital pela Internet que tem perto de 40 milhões de usuários e mobile marketing pelo telefone celular que já alcança a faixa de 130 milhões de usuários.

Em itálico, a seguir, reapresentamos os vídeos das páginas anteriores, coletados da área de vendas, pois são a base da introdução a estes importantes conhecimentos, até a linha pontilhada abaixo.

No link a seguir, na linha sublinhada, uma apresentação em Power Point feita por uma das maiores gráficas do país, a Editora Vox, do que se precisa saber para ter sucesso em vendas de publicidade. Para vê-la na tela toda, ao abrir o link, clique na símbolo da TV, no lado direito embaixo e para sair da apresentação clique no botão ESC do seu teclado, o primeiro botão à esquerda, em cima. O que um Grande Vendedor de Anúncios Deve Saber para Ter Sucesso.

Faça uma avaliação com um teste: Você é Um Bom Profissional de Vendas?

Veja uma importante apresentação em Ações Básicas Para o Sucesso em Vendas.
Show de Vendas - Vendedor não Nasce Feito - Daniel Godri Jr
Vendas e Motivação - Prof. Marins I
Vendas e Motivação - Prof. Marins II
Vendas e Motivação - Prof. Marins III
4S Para o Sucesso - Flávio Montes
A Arte do Fechamento de Vendas

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Veja aqui tutoriais de marketing do SEBRAE SP .

Saiba mais vendo as apresentações
Conceitos de Marketing
O que é Marketing - Flávio Ferrari
Marketing - Philip Kotler

Abaixos reunimos os principais textos, vídeos e tutoriais que encontramos na Internet.

Quantos Clientes Sua Empresa tem?
Marketing de Relacionamento
Marketing de Permissão
Marketing Emocional
Marketing de Rede / Multinível
Miopia de Marketing

Internet Marketing
e-Mail Marketing
Dicas e-mail Marketing I - Inglês
Dicas e-mail Marketing II- Inglês
Dicas e-mail Marketing III - Inglês
Internet Marketing Video - Inglês

Marketing na Saúde
Marketing na Saúde - Fator RH 1
Marketing na Saúde - Fator RH 2
Marketing na Saúde - Fator RH 3
Marketing na Saúde - Fator RH 4
Marketing na Saúde - Unite Solutions
Marketing em Saúde - Prof. É. Feltrim - Odontologia
Amor pelo Cliente - Unite Solutions

Vendas Direta - Multinível Marketing
Marketing de Rede

Atendimento ou Preço ?
Técnicas para Contatos
Amor Pelos Clientes
Atendimento
Qualidade no Atendimento
Relacionamento ou Atendimento -Instituto MVC
Atendimento como Diferencial Competitivo
TV Minuto Atendimento - 63 vídeos

Procon - Lista de Empresas com Reclamações
Reclamações Net Virtua - Net Fone 0800
Atendimento 0800
Anti-Marketing
Telemarketing - O Anti-Marketing dos Idiotas

Negociação e Vendas no Varejo - Instituto MVC

Caro é o que Não Vale
Formação e Administração de Preços - Prof. É. Feltrim
Acerte o Preço - Frederico Zornig
Como Vender sem Baixar o Preço
Preço e Valor - Mário Persona

Clientes São Diferentes

Como Fidelizar Clientes
Politícas de Fidelização de Clientes
Fidelização de Clientes

Salada de Marketing - Mário Persona I - Gerar Idéias
Salada de Marketing - Mário Persona II - Selecionar Idéias
Salada de Marketing - Mário Persona -III - Criar um Conceito
Salada de Marketing - Mário Persona IV - Des. de Produtos
Salada de Marketing - Mário Persona V - Análise do Negócio
Salada de Marketing - Mário Persona VI - Des. um Protótipo
Salada de Marketing - Mário Persona VII - Teste de Mercado
Salada de Marketing - Mário Persona VIII - Comercialização

Comunicação Vendedora
Como Vender Mais e Melhor?
Como Vender se o Cliente Está Fungindo de Nós?

Procon - Lista de Empresas com Reclamações
Reclamações Net Virtua - Net Fone 0800
Atendimento 0800
Anti-Marketing
Telemarketing - O Anti-Marketing dos Idiotas

Testes
Seu Site Funciona?
Você é um Bom Negociador?
Teste sua Inteligência Emocional
Competencias Emocionais

Na importante biblioteca do Instituto MVC, também existem uma série muito boa de artigos. Veja em Biblioteca.

Para ver outros artigos sobre evolução de marketing, veja em
Evolução I e Evolução II

Como vimos marketing está sempre em evolução.

Como mencionamos acima, enquanto na Internet existem perto de 40 milhões de usuários, o telefone celular tem cerca de 130 milhões de usuários.

Assim já existe uma enorme preocupação das empresas tanto de fabricantes como de operadoras para fazer marketing pelo telefone celular, no que se chama Mobile Marketing.

Saiba mais sobre este conceito em Mobile Marketing.

Veja um importante vídeo de 45 minutos sobre o assunto em Marketing.com.br.

Nos sites a seguir, encontram-se mais informações de empresas que operam neses nichos de mercado Navita e Mobile News.

É importante que você veja mais informações em: Inteligência Emocional & Motivação



Veja abaixo tutoriais e publicações importantes, que podem ajudá-lo a desenvolver sua empresa ou sua carreira.

5 Professores Oferecem Seus Conselhos de Marketing

Imagine-se que pudesse reunir aos principais gurus dos EUA de marketing com a finalidade que lhe dissessem o que você necessita exatamente para aumentar as vendas de seu negócio. Parece fantasia? Não é, já que hoje, especialistas em marketing, como Guy Kawasaki, Al Ries e Jack Trout, revelam segredos de marketing que alavancam as vendas na World Wide Web.

1) Para criar uma Grande Marca: A marca vende; é o abre-te sésamo do marketing. A pergunta obrigada é a que fazem Intel (MARCA), Google (MARCA) ou Avon (MARCA) para vender sua marca. Não vendem por arte de magia, afirma o Prof. Jack Trout (biblioteca exclusiva do professor).

Criador do revolucionário conceito de "posicionamento", como elemento estratégico do marketing e autor de: The New Positioning, traduzido em 16 idiomas, e Trout on Strategy, uma obra sem desperdício algum.

O esforço e a perseverança são elementos indispensáveis na construção de uma marca! É uma das referências históricas do Marketing moderno. Trout compartilha sua obra com você:

- Seja o primeiro: Em quase todas as categorias, o primeiro tende a converter-se numa grande marca. Conquanto o mundo empresarial fala muito da qualidade, o verdadeiro sucesso radica em ser o primeiro no mercado.

- Aproprie-se de uma palavra: Palavras como 24 horas se vinculam a marcas a tal ponto que parecem ser de sua propriedade. Por exemplo, as palavras de PIZZA HUT (MARCA) são entrega a domicílio (DELIVERY). Assim, quando se pensa em pedir uma pizza para consumir em casa, chama-se a PIZZA HUT.

- Não desvie seu enfoque: As grandes marcas mantêm a atenção em seu conceito. Jamais apresentam uma identidade imprecisa. Quando uma marca se torna confusa, os problemas não demoram em surgir.

- Não jogue com o sucesso: As marcas mais poderosas não mudam. As estrelas fugazes vêm e vão, como no caso de Peoples Express. Esta empresa manejou um grande conceito: Aerolinha pequena e preços módicos, e cresceu como palmeira. No entanto, depois mudou e caiu como um coquinho.

- Seja competitivo: As marcas fortes sempre estão dispostas a acabar com sua concorrência. Tente ganhar clientes a uma grande marca e enfrentará uma luta difícil.

2) Para Atrair a Novos Clientes: A clientela nova é a seiva de toda empresa. Como atraí-la sem investir uma fortuna? O Prof. Al Ries (BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR), afamado consultor de marketing e autor de Focus: The Future of Your Company Depends On It (Harper Business),revela seus principais segredos para conseguir novos clientes:

- Analise a clientela atual: É muito provável que os clientes novos sejam similares a sua atual clientela. Quanto melhor conheça o perfil de seus clientes estáveis mais fácil será encontrar novos clientes.

- Procure expansão geográfica, não demográfica: Se sua clientela está formada por médicos de uma localidade, é mais fácil atrair médicos de outra comunidade que vender aos dentistas na mesma região.

- Repita aquilo que já funcionou: Revise sua história para saber que foi o que lhe fez obter bons resultados, aplique-o de novo e diminua aquelas ações cujos frutos foram pobres.

- Explore a rádio: É um meio que exige pouco investimento, tanto em termos de custo por cliente atingido como em o que se relaciona a custos de produção. Mais ainda, em ocasiões pode ser gratuito se os locutores se limitam a ler seus boletins.

- Ofereça gratificações em troca de novos clientes: Informe a todos seus clientes que os recompensará por cada novo cliente que lhe enviem. A gratificação não tem que ser enorme. Por exemplo: American Online se converteu no serviço em linha mais importante mediante o sistema de dar a seus membros um mês de serviço gratuito por cada novo cliente que lhe refiram.

- Escreva ou publique um artigo: Todos somos experientes em alguma matéria. Ofereça um artigo em sua especialidade a algum periódico ou revista. É possível que atraia valiosas perguntas de posssíveis clientes.

- Troque listas de correios: Encontre a alguém que venda um produto ou serviço alheios ao campo de sua concorrência, mas de mercado similar, e troque listas de correios.

- Compre uma lista de correio: Sempre há listas disponíveis para que qualquer tipo de negócio encontre novos clientes, não obstante o grau de especialização de seu ramo. Uma boa lista de correio é uma forma comprovada para conseguir novos clientes.

- Lance uma segunda marca: Quando se esgotam os clientes potenciais, como sucedeu a Toyota com Lexus, é necessário lançar uma nova marca que atraia a outros públicos. Assim, é possível abrir a porta a um mercado totalmente diferente.

3) Para ter Uma ÓTIMA Carteira de Clientes: Com freqüência, a estratégia mais barata para estimular o crescimento de um negócio se limita ao mero esforço por convencer à clientela de que compre mais. Como conseguí-lo?

Diane Perlmutter, diretora de U.S. Marketing Practice, agência de consultoria em comunicação internacional, compartilha conosco os conselhos que lhe dá a Burson Marsteller para que esta empresa consiga clientes de primeira linha:

- Não durma em suas conquistas: Avalie periodicamente seu produto ou serviço para comprovar que o preço e a embalagem sejam os adequados. O melhoramento contínuo é o melhor instrumento para manter a sua clientela.

- Localize-se onde se encontram seus clientes: Estude as oportunidades promocionais, tanto dos meios como as que concernem a auspícios, e selecione aquelas que chegam à maior percentagem de seus público. Não utilize só os meios que atingem a maior quantidade de pessoas; a qualidade é bem mais importante que a quantidade.

- Averigúe o que desagrada aos clientes de seu produto: Assim poderá fabricar um melhor antes que seu competidor o faça.

- Tente, tente, tente mais uma vez: Talvez sinta que já o disse antes mas todos escutamos tantos mensagens que é importante repetir aquilo que fez que seus clientes lhe comprassem pela primeira vez. Isto se aplica à publicidade, aos telefonemas ou visitas de vendas e, em geral, a todas suas comunicações.

- Não se desvie de seu plano: Escreva tudo o que necessita fazer para manter satisfeita a sua clientela. Inclua orçamento, cronogramas e sistemas de medição. Revise seus cronogramas cada semana para evitar atrasos.

- Não dê por certo que sua clientela se manterá sempre fiel: Lembre que seu cliente atual é o provável cliente de sua concorrência. Se não se esmera em dar-lhe bom trato, alguém mais o fará.

4) Para fazer Marketing a baixo custo. Você pensa que o marketing exige um enorme orçamento? Em absoluto; e mais, parte importante do marketing de sucesso se realiza com recursos financeiros menores, mas com muita criatividade. Guy Kawasaki é um especialista na matéria devido tanto a seus anos com Apple como a sua experiência como guru da marketing de Macintosh e a sua larga experiência com negócios que se iniciam no campo da inteligência artificial.

Kawasaki, como sempre, mostra-se irreverente e a seguir nos oferece alguns conselhos e imperdível para apresentações é: Aplique a regra do: 10/20/30 - Uma apresentação em Power Point não deveria ter mais de 10 folhas, não deve durar mais de 20 minutos e não deveria ter nenhuma letra menor do que 30...

- Não se preocupe, ocupe-se: As empresas gastam demasisado tempo e esforço na criação do produto perfeito. Se não age com rapidez, o mercado passará à frente e você os seguirá de trás. Coloque seu produto num palco razoável e arrisque.

- Dê-lhe duro: Isto significa manter-se em movimento constante. Uma vez que se lança um produto, o ganho ou perda está determinada, não pelo lugar onde se encontra o produto, senão por a rapidez com a qual se melhora. Jamais se freie para melhorar seu produto.

- Mude as regras do jogo: Se os obstáculos operam contra você, não jogue conforme a regras estabelecidas. Mude a distribuição, os preços, apoios ou marketing, de maneira que você gere suas próprias vantagens.

= Deixe o importante em mãos de aficionados: Não contrate profissionais para realizar funções importantes como a investigação de mercado. Faça-a você mesmo. É demasiado importante para deixá-la em mãos de pistoleiros a salário.

- Aprenda a conquistar a todo mundo: Deixemos de lado os planos estratégicos e recordemos que, muitas vezes, conseguir uma venda depende se você simpatiza com à secretária. Conquistar a todos pode cambiar a cor de seus números na balança.

- Não peça aos clientes que façam o que você não faria: Esperaria uma hora para receber apoio técnico? Mandaria uma carta com as correções de uma declaração? Também não o fariam seus clientes. Coloque-se em seus sapatos.

- Determine o ciclo de vida: Os produtos observam ciclos de vida, portanto, suas estratégias de marketing também têm um ciclo de vida. Em ocasiões, isto obriga a procurar nichos; às vezes, a realizar envios de mercadoria com a maior rapidez possível. Seja flexível pois é indispensável ajustar-se às mudanças no ciclo de vida de seus próprios produtos.

- Mantenha uma relação pessoal com a tecnologia: Não, este não é um uso contraditório de termos. O correio eletrônico e os sites na Web lhe permitem manter contato próximo com muita gente e a preço muito baixo. Que mais pode pedir?

- Não permita que os pessimistas o desanimem: Se você acredita em sua idéia, sustente-se nela. Não permita que aqueles que se beneficiam com seu fracasso se coloquem à vanguarda do jogo. Mantenha-se leal a sua visão.

5) Leslie Grossman, presidenta de CMA - Communications Marketing Action, com sede na cidade de Nova York, compartilha os segredos que lhe funcionaram a seus clientes, entre os quais se incluem Mark Kay Inc., a Lerner New York e Geo Partners Research.

- Desenhe uma imagem para seus materiais de marketing, logotipo, folhetos, material de vendas, que comunique suposição: Não economize. Contrate a um profissional para que desenhe seu logotipo e material publicitário, já que este material o representa e, para ser convincente, requer ser feito por um profissional da matéria.

- Use suas relações públicas para construir sua imagem: Envie boletins de imprensa, fale com jornalistas e procure a aliança da imprensa para ajudar-lhe a criar uma consciência pública da existência de seu negócio e de sua imagem. A imagem vende, tanto aos meios como aos clientes.

- Talvez seus escritórios transmitem a imagem do que vende?: Se os clientes visitam sua sede, assegure-se de que esta venda o mesmo que sua empresa. O anterior não exige grandes gastos mas sim requer criatividade e talento.

- Inclua a sua equipe no plano de marketing: Ajude a seus funcionários para que saibam como comunicar a posição de sua negocio ao público objetivo. De nada serve limitar-se a construir só uma imagen se esta não se difunde.

- Estabeleça contatos e comunique sua imagem: Mantenha-se ativo em associações e grupos. Fortaleça o bom nome do negócio onde quer que vá.

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