Nicho de Mercado - Marketing de Nichos

É importante enfatizar a necessidade de saber bem o que é nicho de mercado, pois isso é um diferencial muito importante que muitas publicações impressas ou virtuais não usam.

Marketing de nichos ou nicho de mercado é uma divisão de empresas, clínicas ou lojas por categoria. Em outras palavras, as informações de um médico homeopata devem estar juntas com a de outro da mesma especialidade.

É uma divisão por segmento ou categoria, onde se têm uma raiz e sementes ou frutos, ou ainda pais e filhos, numa organização hierárquica. Por exemplo: Moda com: Sapatos, Roupa Íntima e Vestidos ou Calças.

Uma loja de sapatos, deve estar junta com outras dentro da mesma categoria e assim por diante.

Isso é muito importante, pois quando analisamos atentamente as categorias dos anunciantes de uma revista, vemos anúncios de uma empresa que faz lavagem de sofás junto com anúncios de som automotivo ou de uma loja de ração para animais domésticos.

Com esta mistura, o anúncio fica praticamente perdido entre os demais.

Ele na verdade só é reconhecido pela empresa anunciante. O leitor tem dificuldade em identificar qualquer publicidade feita desta maneira.

Consequentemente o retorno do investimento publicitário é praticamente nulo.

Vamos fazer uma comparação com um supermercado. Como você encontraria a ração para pets misturada entre os alimentos enlatados como massa de tomate, palmito, ou nas gondolas dos produtos de limpeza? Não encontraria, ou pelo menos teria muita dificuldade para identificar o que estava procurando, não é mesmo?

Isso é o que ocorre quando os anúncios ficam "misturados".

Estrategicamente, primeiramente, a nossa revista será organizada por nicho de mercado, para possibilitar que cada anunciante tenha seu anuncio dentro da sua categoria, pois isso significa um maior retorno.

Em segundo lugar, cada nicho de mercado, deve ter um conteúdo que interesse o leitor. Qualquer revista com pouco ou nenhum conteúdo, atrai pouco o leitor, o que significa baixo retorno.

Em terceiro lugar, reunindo-se várias empresas de uma mesma categoria se pode ter um melhor nível de conteúdo e interesse.

Assim nós vendedores podemos estudar melhor um determinado nicho e ter uma condição de um diálogo mais profundo com nosso potencial cliente, conseguindo mais atenção e um grande diferencial em relação aos demais vendedores.

Por exemplo, se reunirmos várias lojas de sapato, poderemos falar ou mencionar como exemplo e até mesmo sugerir a montagem de um serviço como existe nos EUA para sapatos http://shoe.com/">Shoe.com ou em móveis a FurnitureFind.com, ou no Brasil de conteúdos de interesse de clínicas e farmácias, como são os portais especializados BulaMed e Genéricos.

O site FurnitureFind, fundado há menos de 10 anos tem um faturamento anual de US$ 90 milhões.

Como vimos, a estratégia da organização com o conceito de nicho de mercado, desprezado por muitas revistas, com certeza revistas e tvs um poderoso diferencial.

Tudo isto nos leva ao velho ditado de que "a união faz a força".

Com isso se pode inovar, que é uma das formas de conquistar clientes, principalmente se usando as novas ferramentas de marketing na Internet.

Veja uma apresentação em power point sobre a criativavidade e a inovação para conquistar e manter clientes. Para vê-la na tela toda, ao abrir o link, clique na símbolo da TV no lado direito embaixo e para sair da apresentação clique o botão ESC do seu teclado, o primeiro botão à esquerda, em cima. INOVAR.